LOGO12.png
Ativo 16.png

BRICS e FME-CE CPLP

Desde 2009, ano de criação do BRICS, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul têm promovido vários encontros com o objetivo de fortalecer as economias dos países emergentes –– bem como estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e setor acadêmico. O diálogo entre o BRICS e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem o potencial de propiciar programas de cooperação estruturada em várias frentes de atuação.

 

A Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP (FME-CE CPLP) é uma organização que visa o desenvolvimento e a cooperação do empresariado dentro da CPLP, comunidade que abrange cerca de 255 milhões de cidadãos, oito países e quatro continentes, estando os seus Estados-membros inseridos em cinco Comunidades Econômicas Regionais.

 

A presença das mulheres nos diferentes setores industriais mostra sua relevância e ganha cada vez mais destaque na geração de resultados para os diversos setores da economia mundial. 

 

Sua atuação fortalece o papel feminino na sociedade e no mundo dos negócios.

 

De acordo com o Mastercard Index para o Empreendedorismo Feminino (2018), Portugal é destacado como um dos países da CPLP com as melhores oportunidades e condições de apoio para as mulheres nos negócios. Ocupa o 6º lugar num ranking mundial, à frente de países como a Austrália (7º), Bélgica (8º), Filipinas (9º) ou o Reino Unido (10º) e atrás dos Estados Unidos da América (4º) e Singapura (5º).

 

No Brasil, as mulheres já são maioria – 51,5% – entre os empresários que iniciam negócios do país, de acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016. Já nos países africanos, quase dois terços da força de trabalho é composta por mulheres e, segundo o Banco Mundial, o índice de empreendedorismo feminino é maior do que em qualquer região do mundo.

BUSINESS FORUM

separador1.png
A FME-CE CPLP pretende gerar oportunidades às mulheres empresárias e empreendedoras dos países da CPLP à geração de negócios, valorização e afirmação de suas capacidades. Nesse contexto, irá realizar um evento internacional que reunirá empresários, membros de governo e sociedade civil dos países participantes do BRICS e CPLP para abordar a participação feminina na indústria criativa – moda, gemas e jóias, design, tendências do mercado financeiro, Black Money e agronegócios.

OBJETIVOS

separador1.png
objetivo1.png
1.

 

Promover um amplo debate entre empresários, mulheres empreendedoras e lideranças internacionais sobre o desenvolvimento de competências e aumento de performance em diferentes setores industriais dos países em desenvolvimento.

objetivo2.png
2.

 

Realização de painéis para a troca de experiências internacionais.

objetivo3.png
3.

 

Organização de um encontro

de negócios entre empresárias.